É comum em diversas marcas o investimento em estratégias que visem somente o cliente, esquecendo-se muitas vezes em trabalhar com o treinamento de colaboradores de um pet shop.
E daqui, nasce um problema, tendo em vista que os seus funcionários são responsáveis por oferecer a melhor experiência ao consumidor, sendo que eles precisam de treino para fazê-lo.
Portanto, prossiga a leitura para entender todas as vantagens do treinamento e algumas dicas básicas.
Benefícios em investir no treino da equipe
Através do treinamento de colaboradores de um pet shop, você os capacita.
Somente por meio do treino, a sua equipe saberá o que fazer em momentos de emergência.
Por outro lado, uma equipe capacitada tem grandes habilidades de abordagem e fechamento de venda, sabendo trabalhar com aqueles clientes resistentes para fechar a compra.
A comunicação com a sua clientela melhora, incluindo também o aumento da satisfação.
Isso ocorre porque o atendimento se torna mais rápido e eficiente.
Como iniciar o treinamento de colaboradores de um pet shop
A fim de trazer melhorias para a sua marca, você precisa entender os pontos fracos, aqueles que precisam de mudanças.
Para isso, veja os relatórios e identifique serviços que precisam de melhorias.
Como resultado, você terá uma base do que deve ser abordado no treinamento e garante mais eficiência.
De outro modo, planeje o treinamento da sua equipe, verificando todas as opções e a quantidade de recursos necessários.
Por exemplo, caso a sua empresa esteja tendo grande dificuldade com a divulgação dos produtos e serviços, talvez seja interessante trazer um publicitário ou profissional de marketing para esclarecer mais sobre as técnicas de comunicação.
Porém, note que é necessário ter recursos disponíveis para obter dicas do profissional.
Ou seja, defina as pessoas envolvidas e o custo do treinamento de colaboradores de um pet shop.
Partindo desta ideia, podemos destacar algo fundamental em um treino: o fornecimento de educação aos seus funcionários.
É indispensável que o profissional do seu estabelecimento saiba o máximo da indústria pet possível, incluindo as tendências e melhores marcas de produtos.
E isso pode ser feito de diferentes formas como, por exemplo:
- Permitir que os funcionários levem produtos para casa a fim de experimentar com seus pets;
- Criar meses com foco em temas específicos como o de alergia alimentar nos animais;
- Inscrever os funcionários em programas de treinamento que sejam profissionais.
Pós treinamento
Logo depois de treinar a equipe, você precisa que ela aplique o conhecimento obtido.
Vamos prosseguir com o exemplo de um estabelecimento com dificuldade em divulgação e que trouxe um publicitário ou profissional de marketing.
Na palestra ou curso oferecido pela pessoa contratada, os seus funcionários aprenderam a importância do uso das redes sociais e como iniciar uma campanha.
Dessa forma, chegou o momento de conferir as vantagens do treinamento de colaboradores de um pet shop dando responsabilidade a eles.
Em nosso exemplo, você pode pedir ao funcionário que ele crie uma campanha ou um simples post na página do seu pet shop.
Dessa forma, é fundamental que o ambiente seja adequado para fazer perguntas.
Ainda que os funcionários tenham tido o treinamento, eles podem ter dúvidas que devem ser faladas para que sejam esclarecidas.
Deixe-os confortáveis para que eles falem caso não tenham certeza sobre certos aspectos do trabalho.
Por fim, busque ouvir a opinião dos colaboradores.
Todos temos boas ideias e precisamos de espaço para comunicá-las.
Pode ser que a sua empresa esteja passando por um momento difícil e a solução esteja na mente de um dos funcionários, porém a sua marca não incentiva o pensamento livre.
Sendo assim, ofereça vantagens aos colaboradores que têm as ideias mais criativas e buscam a evolução do seu pet shop.