O médico veterinário Fortunato Serruya afirma que o ataque de um cachorro pode ocorrer por diversos fatores, incluindo traumas de infância, instinto próprio e medo. Nascendo assim, a importância de acalmar animais durante o atendimento.
Dessa forma, entenda a seguir quais são as técnicas fundamentais para a proteção dos seus profissionais e do próprio pet.
Acalmar animais durante o atendimento por meio da informação
Por mais simples que seja, é essencial que o tutor saiba todos os detalhes do procedimento.
Bem como as crianças, os pets copiam as sensações e hábitos do seu tutor.
Por isso, treine a sua equipe para que todos os integrantes saibam manter o profissionalismo, tratando o pet com carinho e tranquilizando também os donos.
Conte com a ajuda do tutor
Em alguns casos, sabemos que é extremamente difícil lidar com alguns animais, por isso você deve contar com o auxílio do tutor.
Por exemplo, se você deve acalmar animais durante o atendimento, provavelmente eles já chegam estressados no local.
Se o cliente notar que o cão fica ansioso e estressado a partir do momento em que deve subir no táxi dog, talvez seria melhor que o próprio tutor o levasse de carro para o estabelecimento.
Por outro lado, o que fazer quando o dono do bichinho não tem tempo para levá-lo ao pet shop?
Ainda assim, é importante tornar o processo de levá-lo até o estabelecimento o mais tranquilo possível.
Normalmente é usada uma bolsa ou caixa de transporte, algo que muitos animais simplesmente odeiam.
Por isso, convença o tutor a fazer com que o pet associe a caixa de transporte a coisas boas, seja colocando uma toalha com cheirinho de casa ou transformando a bolsa em uma cama com algum brinquedinho que o animal ame.
Para acalmar animais durante o atendimento, também é importante incentivar a clientela a levar seus amigos de quatro patas desde filhote ao veterinário.
Assim, o animal acha super normal este tipo de rotina quando ele estiver adulto.
Além disso, estimule os tutores a ensinar truques aos seus pets.
No caso de um cachorro, é mais simples fazê-lo deitar com um comando do que forçá-lo, causando menos estresse durante o atendimento.
Para isso, os donos podem trabalhar com a técnica de oferecer petiscos.
Portanto, note que você precisa da ajuda do tutor e para conscientizá-lo, crie conteúdos em suas redes sociais com relação ao tema.
Acalmar animais durante o atendimento – Conclusão
Por fim, tenha em mente manter o cadastro de cada tutor e seus pets.
É praticamente impossível lembrar-se de todos os animais que passaram pelo pet shop.
Por isso, você deve manter um cadastro com todas as suas informações sobre comportamento, preferências e alergias.
Durante o atendimento, também dá para identificar qual o problema do animal, ou seja, em que momento ele fica extremamente desconfortável.
Após observar isso, adicione no cadastro para que toda a equipe saiba como lidar.