Plano de negócio para pet shop – Entenda como criar o seu

O plano de negócio para pet shop é uma ferramenta que contém diversas informações que podem lhe auxiliar desde a abertura até o momento em que sua marca esteja estável.

Dentre os benefícios, podemos destacar que você garante a possibilidade de prever dificuldades e definir formas de diminuir impactos negativos.

Além disso, um bom plano de negócio também é essencial para obter crédito.

Isto é, se você está com poucos recursos para investir em seu negócio e pretende solicitar um financiamento, o planejamento deve ser apresentado à instituição financeira.

Sendo assim, prossiga a leitura para entender mais sobre a importância de um plano e como funciona a sua estrutura.

Por que é importante ter um plano de negócios

O Sebrae evidencia que o plano de negócio para pet shop e para qualquer tipo de empresa, é fundamental para crescer de forma sustentável.

A própria entidade também afirma que mais de 50% das empresas não conseguem sobreviver até o terceiro ano de vida, algo evidenciado neste estudo.

Portanto, tendo em vista que sustenta a administração de um negócio, o plano pode ser definido como a coluna vertebral de qualquer marca.

Estrutura de um plano de negócio para pet shop

Em primeiro lugar, pense sobre a descrição da sua empresa que deve incluir as seguintes informações básicas:

  • Nome da marca e seu tipo (empresa individual, parceira ou corporação);
  • Dono do negócio e todas as suas qualificações;
  • Localização do pet shop;
  • Quais são os produtos e serviços oferecidos;
  • Mercado que pretende atender;
  • Quantidade de funcionários.

Por fim, garanta que na parte de descrição, esteja evidenciada a missão da sua empresa.

Sumário executivo

O seu plano de negócio para pet shop também deve conter este tipo de sumário que abrange, de forma sucinta, todas as informações relevantes do planejamento.

Dessa forma, inclua as características como o lucro esperado para determinado período, investimento inicial, além é claro, de o que é o seu negócio.

Análise de mercado

Em terceiro lugar, inclua no seu planejamento todos os dados dos seus concorrentes como o atendimento, bem como serviços e produtos disponibilizados.

Informações sobre fornecedores também devem ser adicionadas, além de características de clientes em potencial, principais necessidades e reclamações.

Plano de negócio para pet shopEstratégia de marketing

O quarto ponto que deve estar presente seria como pretende promover a sua marca.

Ou seja, defina quais meios de publicidade serão usados, em que plataformas pretende atuar para atrair clientes e como planeja expandir o negócio.

Operacional 

Neste momento, pense sobre como os produtos serão dispostos no pet shop, onde ficarão os setores e as pessoas.

Aliás, analise a capacidade de atendimento com a estrutura que tem disponível, softwares necessários para a gestão, quantos funcionários e quais serão suas funções.

Plano de negócio para pet shopFinanceiro

Por fim, no caso de quem pretende solicitar um financiamento para fazer a abertura da empresa, saiba qual a quantidade necessária de recursos.

Ainda falando sobre o plano financeiro, é importante ter uma base do custo operacional para manter o negócio.

Da mesma forma, aborde possíveis áreas de lucros e perdas.

Categorias
Facebook
Últimas Notícias
Conversar
Olá 😍
Como podemos ajudar ?