Pet Food – Entenda como funciona o segmento de alimentação

O segmento de Pet Food surgiu no Reino Unido, pouco antes da virada do século XX, sendo atribuído a James Spratt.

James viajou dos Estados Unidos até Londres a fim de vender pára-raios, porém observou os cachorros comendo biscoitos descartados de navios no cais.

Como resultado, ele pensou que os tutores poderiam se interessar por uma comida que fosse fácil de estocar e conservar, criando o primeiro alimento comercial para cachorros do mundo.

Com o passar dos anos, a venda de comida específica para os pets aumentou e pode ser uma boa fonte de lucro para o seu pet shop.

Desenvolvimento do Pet Food

Em primeiro lugar, saiba que o segmento de alimentos para os animais de estimação gerou a receita de 68.109 milhões de dólares em 2014, sendo que a previsão para o ano de 2022 é de 92.747 milhões (Mordor Intelligence).

Portanto, diversos dados indicam que o segmento vem crescendo, crescimento este que pode ser explicado pelas seguintes características:

Aumento da população de animais de estimação, conscientização sobre a saúde e humanização dos pets.

Dessa forma, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos, o Pet Food fatura 67,5% em toda a indústria para animais de estimação.

À vista disso, é possível observar novas oportunidades, inclusive para que o seu pet shop ganhe mais visibilidade no seu bairro ou até mesmo no país.

Tendências do mercado

Neste tópico iremos destacar algumas das tendências que você pode investir, começando com a alimentação gourmet.

Geralmente este tipo de produto é vendido em datas comemorativas como a Páscoa ou o Natal e aqui podemos incluir novidades como os chocolates para pets, panetones, ovos de páscoa, dentre outros.

Por outro lado, vale destacar a alimentação premium do segmento de Pet Food.

Os alimentos ou rações com maior qualidade nutricional se encaixam neste segmento como aqueles que não têm transgênicos, livre de grãos ou com grãos naturais.

Nesse sentido, o seu pet shop também pode trabalhar com as rações feitas com carnes, vegetais ou frutas.

Em terceiro lugar, os alimentos para eventos são comprados por tutores para comemorar o aniversário dos pets.

Normalmente o evento é parecido com festas infantis, contendo bebidas específicas, decoração, brinquedos e comidas para animais.

De outro modo, as pessoas estão trocando as rações pela alimentação natural.

Como resultado, o pet é acompanhado por um veterinário que determina um cardápio conforme o seu porte, peso, estatura e rotina.

Este pode ser um serviço oferecido em seu estabelecimento.

Como último exemplo de tendência que a sua empresa pode investir quando falamos sobre o segmento de Pet Food, saiba que dá para vender alimentação vegana.

O veganismo vem ganhando força no estilo de vida das pessoas e isso não muda no mundo dos animais.

Por isso, vários são os produtos veganos que você pode trazer para o seu pet shop.

Dicas para lucrar com o segmento

É interessante que você aplique uma pesquisa a fim de definir quais as necessidades alimentícias dos animais dos seus clientes.

Além disso, avalie os produtos que a concorrência trabalha, invista, divulgue os novos produtos e conte com bons resultados!

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