O padrão de consumo do seu negócio pet pode nos indicar algumas das decisões de compra da sua clientela.
Isso ocorre porque os padrões estão relacionados às rotinas e hábitos que os clientes estabelecem através dos serviços e produtos que adquirem.
Dessa forma, o padrão é definido pelo tempo, frequência e a quantidade das compras.
Importância do padrão de consumo do seu negócio pet
Quando um padrão é estabelecido, o comprador não precisa mais passar pelo processo de identificar o problema e buscar como solução um produto ou serviço da sua marca.
Ou seja, o comprador irá repetir o seu estágio de decisão e logo criar um padrão.
Portanto, os profissionais de marketing valorizam muito a definição e compreensão dos padrões de compra do cliente.
Como identificar os padrões de compra e usá-los em estratégias de marketing
Para entender de fato a ideia de padrão de consumo do seu negócio pet é interessante citar algumas das aplicações do conceito:
Por exemplo, uma estratégia interessante seria a de observação das tendências de compra do seu estabelecimento.
Suponhamos que ao observar as tendências, você tenha definido que as vendas de alimentos industrializados estão diminuindo.
Ao mesmo tempo, os alimentos naturais estão ganhando mais força em seu pet shop e representam uma boa porcentagem da receita mensal.
Neste momento, você pode começar a buscar pelos padrões através de perguntas como:
- Quando a venda de alimentos industrializados começou a cair?
- A preferência por alimentos naturais está relacionada a todos ou somente a alguns clientes?
Ainda seguindo o nosso exemplo, vamos supor que você tenha observado um padrão de idade e frequência.
Isto é, os clientes com menos de 40 anos de idade, que representam 80% da clientela, estão mais preocupados com a alimentação dos pets.
Além disso, eles frequentam o seu pet shop 1 vez por semana para obter novos produtos.
Note que há informações mais específicas e que devem ser vistas como um padrão de consumo do seu negócio pet.
Em nosso exemplo, é importante que o pet shop traga mais variedade de produtos naturais e mantenha-os disponíveis semanalmente.
Aliás, é importante compartilhar a tendência e os dados obtidos com a equipe a fim de desenvolver novas estratégias.
Dentre estas estratégias, dá para produzir conteúdos nas redes sociais, que tratam sobre a importância de uma alimentação natural para o pet, visto que o tema é relevante para os clientes.
Uso de ferramentas
A identificação de um padrão de consumo do seu negócio pet é feita de diversas formas, tendo em vista a relação com a análise de comportamento da clientela.
Portanto, há boas plataformas que podem te ajudar a trabalhar com o conceito.
Um exemplo seria o Google Analytics que indica como os consumidores estão interagindo com o site.
Com o uso da ferramenta, você consegue entender o desempenho de cada produto como aqueles que são mais vendidos.
Além disso, é possível desenvolver campanhas ideais para o seu público com o uso do Facebook Audience Insights.
Assim, você evita que os seus anúncios sejam direcionados para um público que não tem o menor interesse em seus produtos e serviços.