Necessidade do cliente – Entenda como identificar

A necessidade do cliente inclui diversos fatores que o levam à compra dos produtos ou serviços do seu pet shop.

Entenda ao decorrer da leitura como funciona e quais as melhores técnicas para este tipo de identificação.

Como funciona a identificação da necessidade do cliente na prática

João, um cliente fiel do pet shop “4 patas”, compra uma enorme quantidade de ração mensalmente. Portanto, responda a seguinte pergunta para si mesmo:

Qual a necessidade de João?

Caso você tenha respondido que a necessidade dele é ter ração disponível para a compra, você não está errado.

Mas, é fundamental dar profundidade ao conceito.

Por que João compra uma quantidade tão grande de ração?

Logo após trabalhar com as técnicas para identificar a necessidade do cliente, o pet shop notou que João é dono de uma ONG que ajuda animais de rua.

O projeto é sustentado por doações e, para economizar, João fez as casinhas dos animais de alvenaria, apesar de ter dificuldade para separá-los.

Assim, a sua meta é de comprar casinhas individuais para trazer mais conforto e segurança aos pets.

Portanto, o pet shop “4 patas” identifica a necessidade e decide oferecer uma promoção para que João compre as casinhas.

Ou seja, você precisa ter em mente que o primeiro passo para atender a necessidade do cliente seria ter profundidade: foi preciso estruturar um relacionamento para identificar o problema e chegar à solução.

Técnica para identificar a necessidade

A estratégia mais simples que podemos lhe indicar seria o contato direto com a clientela através de feedbacks, entrevistas ou pesquisas.

Por exemplo, faça levantamentos a fim de conhecer características dos seus consumidores, incluindo a faixa etária, nível de formação, tipo de linguagem, localização e canais de comunicação usados.

Logo em seguida, identifique os problemas mais comuns da cliente, além dos desafios e seus objetivos em comprar um produto do seu pet shop.

Este é um processo fundamental para traçar um perfil profundo que represente o seu cliente ideal, algo nomeado como “persona”.

Depois de criar a persona, basta levá-la em consideração antes de desenvolver as estratégias de marketing.

Isso é feito para definir uma promoção relevante ao público e oferecer uma solução apropriada.

Mas, o que devo fazer se não consigo trabalhar com uma abordagem direta para identificar a necessidade do cliente?

Bom, muitas pessoas não conseguem trabalhar com o feedback, por exemplo, seja por escolher um momento inadequado ou por não saber como evitar discussões.

Caso você seja uma destas pessoas, bem vindo ao marketing!

Infelizmente não sabemos trabalhar com todas as estratégias existentes, e é exatamente por isso que há várias que podem ser adequadas a cada realidade.

Por isso, uma solução seria fazer a escuta social.

Os consumidores entendem o poder das mídias sociais e diariamente comentam sobre marcas que já experimentaram.

Nesse sentido, a escuta social consiste na ideia de monitorar os comentários sobre os seus serviços e produtos ou verificar o perfil de cliente que menciona a sua marca em recomendações ou discussões em fóruns.

Como resultado, você tem uma proporção dos comentários negativos e positivos e pode começar a pensar em técnicas para atender a necessidade do cliente.

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