Não venda preço, venda valor. Provavelmente você já se deparou com esta frase e pensou o seguinte: preço e valor não são a mesma coisa?
Bom, podemos lhe dizer que não porque o valor é algo superior ao preço, sendo usado em diversas estratégias para que as empresas se destaquem em meio aos concorrentes.
E a ideia em seu pet shop não é diferente! Prossiga a leitura para entender como trabalhar com esta técnica.
Não venda preço, venda valor – Entendendo o que é o valor para a sua clientela
Os seus clientes têm os seus objetivos, necessidades e interesses ao efetuar uma compra e estas características nos indicam o valor.
Mas, é fundamental que você saiba o seguinte:
Cada cliente age e pensa de um jeito diferente, algo que também modifica a sua concepção de valor.
Por exemplo, há donos de pets que priorizam um atendimento rápido e simples, visto que possuem uma vida muito agitada.
Outros consumidores estão dispostos a gastar mais tempo em uma consulta, banho ou tosa.
São dois tipos de clientes com valores totalmente diferentes.
Portanto, note que, o primeiro passo é verificar as necessidades para ser capaz de desenvolver uma solução efetiva.
Identificando o valor
Na estratégia de “não venda preço, venda valor”, é importante identificar aquilo que você deve fazer para resolver os problemas dos clientes.
Nesse sentido, é fundamental que os seus produtos e serviços sejam vistos como uma solução dos problemas dos consumidores.
Voltando para o exemplo de uma pessoa com a vida agitada, você pode possibilitar a reserva de banho e tosa pela internet e ter uma pessoa responsável para buscar o pet em sua residência.
Assim, a pessoa não precisa visitar o seu estabelecimento para reservar um horário para o pet ou para levá-lo e buscá-lo.
Toda esta facilidade que a sua marca oferece resolve o problema do cliente que seria a falta de tempo.
Negociando com a clientela
A ideia de “não venda preço, venda valor” também está relacionada à comunicação com o cliente.
Ainda levando o nosso exemplo em consideração, será necessário contratar um funcionário que seja capaz de desenvolver uma plataforma que possibilite a reserva de serviços ou vendas pela web.
Além disso, é preciso contratar outro funcionário que busque e leve o pet.
Portanto, as estratégias exigem investimento e têm por resultado o aumento do valor do serviço.
O ponto é que, você deverá comunicar o aumento do valor para os clientes e deve tomar muito cuidado ao fazê-lo.
Dessa forma, os seus vendedores precisam entender o conceito de valor e devem trabalhar com um roteiro a fim de convencer o consumidor das vantagens em contratar o serviço.
Para isso, indicamos que você reúna todos os benefícios do seu serviço, isto é, deixe evidente o valor:
- Segurança no transporte;
- Facilidade de contratação;
- Pagamento online;
- Cuidado e confiança.
Neste ponto, também é fundamental trabalhar com a exclusividade, mostrando aquilo que a sua empresa tem e a concorrência não.
As características acima indicam o valor do serviço que tivemos como exemplo ao decorrer do conteúdo.
Note a aplicação do conceito de não venda preço, venda valor, visto que o preço não é o foco e aparece somente quando o cliente pergunta.