Para entender mais sobre a importância da posição dos produtos em pet shop é interessante que você conheça a estratégia de uma das grandes empresas de varejo americanas:
Colocar fraldas e cervejas lado a lado na loja.
Pode parecer uma estratégia estranha, mas ela foi implementada após a análise de dados que indicavam a associação entre a compra de fraldas e de cerveja.
A maioria do público era de homens que compravam fraldas depois do trabalho e aproveitavam para levar algumas cervejas.
No momento em que a loja colocou os produtos lado a lado, a venda de ambos acabou disparando muito mais do que esperavam.
Posição dos produtos em pet shop – Destaque do que é mais procurado
Se você conhece bem o seu pet shop, sabe exatamente quais os principais produtos para a clientela.
Nesse sentido, você deve reservar um local para que estes itens possam ser vistos com mais facilidade.
Separando os produtos por tipo de animal
Criar seções em seu pet shop para os produtos para cachorros, gatos e até mesmo pássaros, também é uma estratégia boa.
Quando as comidas para pássaros estão na mesma seção que os acessórios para gatos, é possível que os clientes tenham grande dificuldade para encontrar o que precisam e até voltem para casa sem comprar nada.
Portanto, pense na posição dos produtos em pet shop como uma forma de tornar a experiência do seu cliente mais simplificada.
Criar seções para cada tipo de animal também faz com que o dono compre um item adicional, embora tivesse o objetivo de obter somente a comida do pet.
Circulação de pessoas e pets
Atenção especial à acessibilidade das gôndolas e prateleiras.
Dessa forma, a altura deve ser mediana para que os clientes consigam alcançar os produtos, bem como as prateleiras devem estar distantes uma das outras.
Ao evitar que o corredor fique apertado, você oferece conforto ao dono e o pet ao circular pela loja.
Posição dos produtos em pet shop – Sinalização dentro da loja
Provavelmente você já foi ao mercado e queria muito comprar um produto, porém o preço não estava claro na prateleira você desistiu.
Isso pode ocorrer em qualquer estabelecimento, especialmente seu pet shop!
Sendo assim, facilite a vida do consumidor e deixe as etiquetas visíveis, incluindo todas as informações relevantes do produto como a quantidade, peso e o preço.
Além disso, identifique todas as seções.
Estoque
O estoque também está relacionado à posição dos produtos em pet shop, pois através de algumas ações, você otimiza os fluxos de materiais e pessoas, minimiza distâncias percorridas e até os esforços.
Por exemplo, caso o seu estoque fique longe do local de descarregamento das mercadorias, no momento em que os grandes pacotes de ração chegam, os funcionários devem percorrer um longo caminho carregando peso.
Imagine também se é necessário passar dentro do pet shop para chegar ao estoque, será que isso não afeta a saúde dos funcionários ou incomoda os clientes?
Nesse sentido, defina um local adequado para o estoque pensando sempre na sua equipe e na clientela.