Marketing de Guerrilha em um Pet Shop

O marketing de guerrilha é uma estratégia totalmente inovadora e de baixo custo, que vem sendo usada por grandes empresas.

Dessa forma, o termo foi inspirado pela Guerra do Vietnã, na qual os vietnamitas usavam táticas incomuns a fim de superar os seus adversários.

Por isso, este tipo de marketing tem por principal característica o impacto causado no público, promovendo a marca sem precisar investir uma alta quantia.

Como funciona o marketing de guerrilha 

Você pode estar pensando que este tipo de marketing se assemelha ao tradicional, visto que ambos trabalham com propaganda para atrair clientes.

No entanto, é possível diferenciá-los por meio da abordagem:

Uma pessoa comum vê cerca de 5 mil marcas por dia, sendo que no ano de 1984, eram somente 2 mil.

O dado acima foi obtido por meio da pesquisa da Media Dynamics publicada pelo SJ Insights em setembro de 2014.

Atualmente é possível que este número tenha dobrado.

Ou seja, somos bombardeados com um enorme volume de informações, fazendo com que nos tornemos mais seletivos quanto ao que merece atenção e tempo.

A mesma pesquisa confirma isso, pois somente 86 dos 5 mil anúncios ficam retidos na memória e a pessoa está disposta a interagir com apenas 12 deles.

Assim, as propagandas do marketing tradicional se tornaram uma distração facilmente descartável, ao mesmo tempo em que opções inovadoras como o marketing de guerrilha, podem se destacar.

Principais estratégias 

Em primeiro lugar, entenda que este tipo de marketing deve ser direcionado para o público correto.

Nesse sentido, estamos falando dos clientes atuais e daqueles em potencial.

Isto é, torna-se necessário que você leve em conta as personas do seu pet shop, evitando que uma ideia de campanha incrível torne-se um fracasso porque foi direcionada para o público errado.

Por outro lado, é interessante que você mantenha a linguagem que sempre identificou o público com a marca.

Imagina se a Apple decide mudar, de forma repentina, o seu logo para outra fruta ou o visual clean dos produtos?

Provavelmente os clientes ficarão muito confusos e o reconhecimento da marca será mais difícil.

O mesmo se aplica para o pet shop, por isso, valorize o logo, cores ou qualquer característica que possibilite o reconhecimento da sua marca.

Para trabalhar bem com o marketing de guerrilha, também é importante aplicar os conceitos de Co-marketing.

Ou seja, é necessário fazer parcerias para atrair mais clientes.

Um exemplo interessante foi a tática da Microsoft em fazer parceria com um lava-rápido de Chicago para fazer a propaganda do tablet Surface.

A empresa optou por anunciar o novo dispositivo em um grafite na parede.

E embora pareça uma estratégia confusa, o lava-rápido ficava próximo de uma loja da Apple, um dos principais concorrentes.

Assim, o novo dispositivo ficaria a vista de todos os clientes do concorrente.

Por fim, trabalhe para de fato impactar os clientes de forma que eles nunca se esqueçam da campanha.

Invista em uma abordagem mais humanizada ou estimule a interação entre os consumidores, sempre tentando fugir dos clichês.É fundamental que as pessoas simpatizem com o pet shop e não criem um sentimento ruim por causa de uma ação do marketing de guerrilha mal pensada.

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