Por que trabalhar com pacotes de serviços na pet shop?
Um dos principais motivos que comprovam a necessidade de trabalhar com os pacotes seria a fidelização.
Com dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o Sebrae fez um levantamento que indicou 18.278 empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos, além de alimentos e artigos para animais de estimação, embelezamento, alojamento, higiene e comércio varejista de medicamentos veterinários.
Dessa forma, o número se refere somente ao primeiro semestre do ano de 2022.
Em outras palavras, o levantamento nos indica que todos os dias nascem novos concorrentes, algo que nos leva ao seguinte questionamento:
O que o seu negócio está fazendo para se destacar entre os concorrentes e fidelizar a clientela?
Tipos de pacotes de serviços na pet shop
Certamente, os pacotes de serviços podem ser usados para a fidelização porque o cliente entende que vale a pena levar o melhor amigo para ser cuidado em seu estabelecimento.
Sendo assim, há duas opções principais de pacotes: descontos ou serviços.
Por exemplo, você pode oferecer descontos mensais, caso o tutor leve o pet com maior frequência para tomar banhos.
Vamos supor que o valor do banho é R $35 e na 4º vez que o tutor levar o pet, ele pode conferir 20% de desconto.
Por outro lado, há a opção de pacotes de serviços na pet shop que garantem como benefício os próprios serviços.
Geralmente o benefício é uma tosa higiênica.
Dessa forma, se o tutor levar o pet para tomar banhos regularmente, ganha a tosa.
Mas, é interessante que você note o seguinte:
Não há limitações, pois é possível oferecer diferentes tipos de benefícios.
Além dos descontos, dá para trabalhar com o sistema de cashback ou até mesmo outros serviços além da tosa higiênica como, por exemplo,a vacinação.
De outra forma, pode oferecer um produto como benefício no pacote de serviços, como acessórios para o pet.
Não existe certo ou errado, mas fique atento porque o ideal é que o pacote esteja alinhado ao seu modelo de negócio, bem como, a preferência dos consumidores.
Como criar os pacotes de serviços
Além da ideia de fidelização, você precisa investir na estratégia de pacotes de serviços na pet shop para aumentar os lucros.
Como resultado, a estratégia precisa ser vantajosa para o cliente e rentável para a sua empresa.
Para garantir este equilíbrio, você deve considerar as seguintes características ao desenvolver os pacotes:
Serviços e benefícios
Em primeiro lugar, pegue um papel e uma caneta para anotar quais são os serviços que podem fazer parte do pacote.
Vamos supor que você prefira criar um pacote de serviços estéticos.
Nesse sentido, o pacote pode incluir banho, hidratação, tosa na tesoura, tosa na máquina, tosa higiênica, tingimento de pelos, desembaraçamento, escovação de dentes, corte de unhas e limpeza de ouvidos.
Além deste, você pode desenvolver opções de pacotes de serviços na pet shop que estejam voltadas ao bem-estar do pet como passeador e prática de esportes, incluindo a natação.
Tendo em vista que a sua pet shop pode não ter toda a estrutura para oferecer pacotes de bem-estar, aqui nasce a oportunidade de fazer parceria com outras empresas.
De outra forma, dá para criar um pacote com serviços médicos como atendimento domiciliar, vacinação e consultas clínicas gerais.
Por fim, é possível desenvolver um pacote de educação que inclui aulas de adestramento e hospedagem para que o animal aprenda sobre o convívio com outros pets.
Gostaríamos que você notasse que diversas são as opções de serviços que podem ser oferecidas em um pacote para que você não se limite somente ao banho e tosa.
A partir daí, você pode começar a pensar sobre os benefícios.
Descontos, serviços ou produtos, qual o melhor benefício para oferecer ao cliente?
Precificação dos pacotes de serviços na pet shop
Considere o valor individual dos serviços e saiba definir o preço adequado para os serviços em conjunto, que seria a ideia do pacote.
Neste momento, indicamos que você analise os diferentes custos (variáveis e fixos) envolvidos no valor de cada serviço prestado.
Com o controle das contas que devem ser pagas, é possível ter noção da porcentagem máxima de desconto que é adequada para não colocar sua pet shop em risco.
Para lhe ajudar, saiba que a margem de lucro aceitável geralmente está entre 40 e 65%.
Outro ponto importante relacionado à precificação seria a cobrança do pacote.
Para a sua segurança, evite cobrar depois de ter oferecido o serviço.
O ideal é que o pagamento seja feito de forma antecipada e em uma data fixa.
Por exemplo, você pode trabalhar com o “pacotes de serviços na pet shop do dia 1º”.
Todo começo de mês, você oferece pacotes irresistíveis ao cliente que podem ser contratados somente naquele dia.
Inclusive, use as formas de pagamento a seu favor.
O cartão de crédito é interessante porque a cobrança é feita automaticamente e o recebimento do valor é garantido.
Regras do pacote
Em terceiro lugar, cada uma das regras devem ser definidas de forma prévia.
É necessário escolher o prazo de duração do pacote e do resgate do benefício.
Vamos supor que você gostou da ideia do “pacote do dia 1º” e pretende lançar todos os meses.
Assim, o requisito de definição de prazo do pacote já foi cumprido.
Já para definir o prazo do benefício, você pode adicionar a regra de que o cliente tem somente 1 semana para realizar o resgate.
Outra estratégia interessante ao trabalhar com os pacotes de serviços na pet shop seria limitar o resgate do benefício somente em dias com menos movimento.
Imagina se o cliente chega em um dia de domingo para resgatar o benefício de um banho gratuito?
Certamente isso poderia atrapalhar um dia cheio de compromissos.
Tal como, você pode exigir que o cliente marque com antecedência para resgatar seu benefício.
Dessa forma, não há surpresa desagradável em um dia ocupado.
Por fim, para evitar problemas com o pagamento, crie pacotes em que a contratação é feita somente com dinheiro.
Talvez, também seja possível desenvolver um pacote anual e cobrar pelo valor integral na contratação.
Por isso, veja que diversas são as opções e as regras são fundamentais para o bom funcionamento da estratégia e satisfação da clientela.
Dicas para vender os pacotes de serviços na pet shop
Como um dono de negócio, você sabe bem que nem sempre os benefícios oferecidos são argumentos suficientes para fazer com que o cliente compre.
Por isso, você deve usar estratégias para persuadi-lo a obter os pacotes.
Mostre como o cliente pode ter maior organização financeira ao contratar os pacotes, tendo em vista que ele entende quais são os gastos recorrentes.
Inclusive, dá para definir uma data específica na semana para banho e tosa.
Como resultado, não é necessário ligar para agendar, garantindo maior organização da própria rotina.
Bem como, você pode apresentar ao cliente o benefício de manter a saúde do animal em dia ao contratar os pacotes de serviços na pet shop.
Com visitas regulares, a saúde do animal melhora e os profissionais são capazes de identificar problemas com mais rapidez.
Todas estas vantagens precisam ser evidenciadas para a clientela a fim de garantir a venda dos pacotes.
Conclusão
Por fim, indicamos que você trabalhe com benefícios reais e sempre valorize os clientes que já estão há mais tempo com você.
Além disso, saiba que os pacotes de serviços não têm um poder supremo de fidelização, pois são uma das diversas estratégias que você deve usar em seu pet shop.
Sendo assim, busque beneficiar o seu cliente de outras formas para que ele se sinta valorizado e sempre feche negócio com você.