Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil porque esta capacidade determina o sucesso ou não da sua marca.
Caso você seja capaz de oferecer um atendimento exemplar e criar um bom relacionamento com a clientela, o seu pet shop poderá evoluir.
Sendo assim, ao prosseguir a leitura, você poderá entender algumas dicas importantes que devem ser aplicadas em seu estabelecimento.
Levar os clientes a sério
Inicialmente, é importante que você faça com que os consumidores da sua marca se sintam apreciados e importantes.
Uma das principais maneiras de fazer isso seria ouvindo os clientes e esclarecendo qualquer dúvida que eles tenham.
Aliás, seja objetivo e fale de uma maneira simples.
Manter a paciência
Lidar com pessoas também exige muita paciência porque geralmente é comum enfrentar grande dificuldade para manter a calma.
Mas, lembre-se do seguinte:
Uma atitude calma faz com que o consumidor se acalme porque ele sente como se você estivesse no controle da situação e fosse capaz de oferecer ajuda.
Lidar com pessoas – Desenvolver inteligência emocional
Por outro lado, é importante treinar a sua equipa de linha de frente com o desenvolvimento da inteligência emocional.
De modo geral, esta é a capacidade de identificar e lidar com os próprios sentimentos ou as emoções de outras pessoas ao redor.
Por exemplo, um funcionário que está enfrentando problemas familiares é capaz de atingir suas metas no trabalho quando ele é inteligente emocionalmente.
Este funcionário também mantém a calma e sabe lidar com um cliente irritado.
Dessa forma, vale destacar que os clientes não podem ser mais tratados como alvos sem rosto, é necessário entender e saber lidar com as suas dores.
Estar disponível
Em alguns dos casos, os clientes têm interesse em obter seus produtos ou serviços, mas eles precisam de informações.
Nesse sentido, suponhamos que um cliente quer saber mais sobre as marcas de rações que o seu estabelecimento vende, com isso, ele tenta entrar em contato pelo site e por telefone.
As mensagens no site não são respondidas e o telefonema não foi atendido.
Provavelmente este cliente não terá uma boa impressão da sua marca porque você não está disponível para entendê-lo.
Por isso, para lidar com pessoas, trabalhe com um robô de atendimento ou faça com que um dos seus funcionários seja responsável pelo atendimento para evitar este tipo de problema.
Pedir desculpas
Também é importante que a sua marca seja capaz de reconhecer os próprios erros e pedir desculpas aos consumidores.
Por exemplo, caso um cliente visite o seu estabelecimento e não encontre petiscos, uma dica é que você não diga que a culpa é do fornecedor que não entregou a tempo.
O objetivo aqui não é encontrar os defeitos ou os culpados, mas oferecer uma solução.
Assim, peça desculpas ao cliente e informe o dia em que os petiscos estarão disponíveis.
Lidar com pessoas – Manter as promessas da sua marca
Suponhamos que você veja um anúncio de um pet shop que trabalha com um especialista em banho de gatos.
Mas, quando você chega ao local, nota que uma pessoa totalmente incapaz vai cuidar do seu gatinho.
Este pet shop não manteve a promessa e logo perdeu a sua confiança.
Por isso, todas as informações que estão em seu site, redes sociais ou blog, devem ser reais para que o cliente tenha um atendimento igual ou superior às suas expectativas.
Manter o consumidor como prioridade
Por fim, saiba que para lidar com pessoas, você precisa colocar o cliente no centro.
De acordo com o fundador da Amazon, Jeff Bezos, “Tivemos três grandes ideias na Amazon que guardamos por 18 anos, e elas são a razão do nosso sucesso: colocar o cliente em primeiro lugar, inventar e ser paciente.”