A experiência de compra do cliente vem mudando a cada dia porque de acordo com uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Gartner, os vendedores têm menos oportunidade de influenciar as decisões do consumidor.
Isso ocorre porque os canais digitais disponibilizam informações imediatas e de qualidade para a clientela que, por sua vez, se tornou independente.
Frente a este cenário, é interessante que o seu pet shop esteja atualizado para se manter entre ou acima da concorrência.
Por que a experiência de compra do cliente é tão importante?
Ainda de acordo com a pesquisa do Gartner, quando os compradores consideram uma compra, 27% do seu tempo é gasto em pesquisas independentes na internet.
Somente 17% do tempo é gasto entrando em contato com a empresa.
E quando os clientes estão comparando entre as empresas, o tempo máximo que é gasto seria de 6%.
Ou seja, toda a informação que é obtida na internet está facilitando as compras e vendas.
Dessa forma, para melhorar a experiência de compra do cliente, é necessário trabalhar com a ideia de “capacitação do comprador”.
Isto é, a sua empresa deixará claro todas as informações a respeito dos produtos e serviços a fim de facilitar o processo de compra.
Principais estratégias
Mas como trabalhar com a capacitação do comprador?
De fato, há diversas maneiras, sendo que a primeira é a de se tornar um pet shop confiável.
Todos sabem que a maioria dos representantes de vendas tem uma reputação ruim porque existe o estereótipo de que eles querem somente vender, seja qual for a qualidade do produto.
Portanto, é fundamental que você desconstrua essa imagem ao contar com um representante totalmente qualificado e confiável.
À vista disso, é importante dominar os principais temas do seu setor e sempre ajudar o cliente a tomar as melhores decisões para aumentar a credibilidade.
Daí nasce também a ideia de construção de um vínculo emocional com a clientela.
Para melhorar a experiência de compra do cliente, não basta que você saiba o nome dele.
Nesse sentido, é essencial entender as necessidades dos consumidores e ter uma boa interação com os pets.
Por outro lado, também é importante personalizar o seu conteúdo de vendas.
Como dito na introdução e no primeiro tópico, os compradores se tornaram independentes e a quantidade de tempo gasto em pesquisas é maior do que o tempo de contato com a empresa para a compra.
Por isso, os seus esforços devem ser aplicados nas mídias sociais trabalhando com as seguintes ações que focam na experiência de compra do cliente:
- Esclarecimentos de como funcionam os serviços e produtos (preços e profissionais responsáveis);
- Vídeos personalizados apresentando a sua marca (valores, objetivos e anos de atuação);
- Conteúdos que mostrem uma experiência única do cliente (descontos e brindes para consumidores fiéis).
É importante trabalhar com as técnicas acima para que o cliente entenda os detalhes da sua marca antes mesmo de comprar.
Nesse sentido, você poderá deixar claro todas as vantagens de contar com o seu pet shop e desenvolver confiança por parte da clientela.