A Cross-Selling pode ser traduzida como uma “venda cruzada”, em que o objetivo é de vender produtos ou serviços que sejam relacionados ou complementares para o cliente.
Vale destacar que esta é uma das técnicas mais eficientes do marketing, algo que é comprovado pela Amazon, que atribui até 35% de seu retorno à venda cruzada.
Provavelmente você já acessou o site e se deparou com a seguinte mensagem: “clientes que compraram esse item também compraram” ou “compraram juntos com frequência”.
Através desta abordagem, a Amazon é capaz de incitar o cliente a obter um produto que seja compatível.
Ainda conforme a empresa, o Cross-Selling é eficiente no momento em que está relacionado às necessidades dos consumidores. Não é atoa que é uma das maiores varejistas do mundo.
Avaliando e definindo o produto adequado
No entanto, como a sua marca aplica a técnica na prática?
É isto que iremos abordar ao decorrer do tópico e do restante do conteúdo.
Portanto, deixe-nos começar analisando o mix de produtos que o seu pet shop oferece, seja na loja física ou online, visto que o mercado sempre está sendo atualizado.
Note quais os produtos que têm boa saída e sempre estão em alta no seu pet shop e busque sempre relacioná-los no momento da propaganda.
Caso não consiga identificar quais são estes produtos, talvez chegou o momento de apostar em novos itens ou fornecedores.
Seja assertivo com o Cross-Selling e saiba o momento correto
Seguindo o mesmo conceito da Amazon de atender às necessidades do cliente, note que não é correto indicar um produto de gato para um dono que tenha somente cachorros.
Sendo assim, não surpreenda o cliente com uma pilha de produtos e ofertas em um momento inapropriado.
O conceito não se resume a isso, pois assim o cliente simplesmente rejeita a oferta.
A estratégia exige que você seja assertivo e melhore cada vez mais a experiência de compra do consumidor.
Para isso, você deve conhecê-lo, investindo o seu tempo para avaliar o interesse do cliente em um produto específico.
Por exemplo, para trabalhar com a proatividade, avalie as compras anteriores dos clientes através das informações obtidas no sistema de gestão e antecipe-se na oferta.
Ofertas
Uma das melhores opções para trabalhar com o Cross-Selling complementando e relacionando os produtos e serviços oferecidos seria por meio do pacote.
Reúna os produtos e serviços que se complementam e disponibilize um desconto geral a fim de cativar a clientela.
Por exemplo, um grupo de clientes está interessado pelo adestramento, mas acha que o preço é muito alto.
Um ponto interessante: eles sempre levam os pets para banho e tosa.
Dessa forma, você pode criar o pacote banho e tosa + adestramento + ração com o desconto de 20 ou 30%.
Note que além de vender o serviço de adestramento que já era de interesse dos clientes, você também vendeu a ração e obteve um lucro maior.
A ração sempre será um produto complementar e que deve estar presente nos pacotes.