Para ter um e-commerce de pet shop rentável, é importante que você se diferencie dos concorrentes.
Dessa forma, algumas ações podem lhe ajudar neste processo, por mais que você não tenha todo o conhecimento necessário.
A seguir, iremos entender quais são estas ações:
E-commerce de pet shop – Planejamento
Em primeiro lugar, saiba que você deve fazer uma pesquisa de mercado e identificar os seus concorrentes no ambiente digital.
Também é interessante observar quais os preços praticados pelas outras lojas, prazo para a entrega dos produtos, além das marcas mais e menos vendidas.
Além disso, entenda quais os pontos fortes e fracos do seu pet shop, comparando-os com os pontos dos competidores.
Tudo isso deve ser feito para que você seja capaz de estabelecer as metas e desenvolver um cronograma com expectativas para curto, médio e longo prazo.
A partir daqui, você também é capaz de determinar quais medidas são necessárias para alcançar os seus objetivos.
Portfólio de produtos
Outra dica para ter um e-commerce de pet shop rentável seria a de investir nos itens de grande procura.
Por exemplo, a venda de rações, brinquedos e tigelas pode ser uma aposta segura.
Porém, note que este ponto depende do seu público-alvo e o que ele considera essencial.
Diversas são as opções de produtos como as casinhas, lacinhos, coleiras, escovas, roupinhas e até mesmo medicamentos.
Inclusive, você não precisa se apegar à ideia de produtos porque dá para diversificar com a oferta de serviços como o de adestramento, aplicação de vacinas, tal como banho e tosa.
Atenção à sazonalidade e documentação
Será que faz sentido investir em roupinhas na época de verão?
Provavelmente, a resposta foi não, tendo em vista que você precisa estar atento à sazonalidade do mercado pet.
Isto é, o aumento das vendas em seu e-commerce de pet shop exige que você conheça os hábitos do seu público.
Por outro lado, fique atento à documentação, incluindo os registros e certificações.
Isso é fundamental para que o seu negócio funcione na internet de forma legal, em especial, para aqueles que pretendem vender medicamentos.
Seja visto
Identidade visual, criação de um logotipo marcante, presença em várias redes sociais e blog.
Estas são algumas das estratégias para que você seja visto na internet.
Aliás, você também pode investir em técnicas tradicionais como, por exemplo, fazer um cartãozinho e informar ao cliente que a partir de hoje ele pode fazer as compras sem sair de casa ou agendar consultas pela internet.
Descontos e mimos
Além da praticidade que um e-commerce de pet shop oferece aos clientes, você também pode dar mimos.
Ainda falando sobre as técnicas tradicionais, caso o cliente mostre interesse quando você entregar o cartãozinho, diga a ele que se ele fizer uma compra, o frete será gratuito.
Carta de agradecimento, brinde (coleira ou bolinha para o pet brincar), e desconto (aqueles que comprarem no site contam com 15% off em todos os produtos), também são boas estratégias.
Dessa forma, você gera uma divulgação espontânea para a sua loja, o chamado “boca a boca”.