Sabe quando o seu cliente desiste da compra no pet shop? Neste momento, é importante trabalhar com o Downsell.
Ou seja, você oferece a ele um produto mais barato que tem maior chance de ser aceito, evitando que este consumidor recorra à concorrência.
Sendo assim, um dos intuitos da técnica é de conquistar o cliente, por mais que não obtenha um lucro alto e imediato.
Nada constrói mais fidelidade e confiança à marca do que entender e mostrar a preocupação com as necessidades do cliente, incluindo as restrições de orçamento.
Carrinhos abandonados
Conforme o Statista, 88,5% dos carrinhos foram abandonados nos sites em 2020, por isso, nunca viraram vendas.
As pessoas de carrinhos abandonados são consumidores em potencial para aplicar as técnicas de Down-selling.
Isso porque eles estão familiarizados com o site, gostam dos produtos e em algum momento, tiveram o objetivo de comprar.
Neste caso, envie um e-mail falando o nome do cliente e os produtos que foram deixados no carrinho, disponibilizando uma promoção.
E além de lembrar os clientes da existência da sua marca, deixe claro as informações relevantes como as políticas de devolução de produtos.
Geralmente os clientes têm muita dificuldade para encontrar as políticas, desistindo logo da compra.
Nesse sentido, disponibilize boas condições de devolução e deixe-as acessíveis no site do seu pet shop.
Além disso, esclareça as políticas de privacidade, evidenciando toda a segurança que o cliente conta ao comprar no site.
Entregue valor
Por mais que o produto vendido através do Downsell tenha um preço inferior ao da proposta original, é fundamental entregar valor para o cliente.
Por exemplo, o cliente busca por uma ração.
A necessidade é básica: alimentar o pet.
Mas, o objetivo do tutor é encontrar uma ração saudável e gostosa para o seu amigo de quatro patas, além de ser bem atendido no local em que for comprar.
Estas características geram a entrega do valor, sendo que o cliente pode até pagar a mais por isso.
Opções de pagamento
Quebre a barreira de “não posso pagar agora, logo não vou comprar, embora o valor seja inferior”.
Dinheiro em espécie, cartão de débito ou crédito, boleto, QR code, pagamento por aproximação, transferência bancária e link de pagamento.
Diversas são as opções de pagamento que você pode disponibilizar para que a venda seja feita.
Não trabalhe com o Down-selling muito cedo
Uma pessoa visita um site por 5 minutos e se interessa pelos serviços de hospedagem para pets.
Em seguida, ela abre outra guia do navegador para verificar seu e-mail ou fazer outra coisa.
Quando o sistema do site nota o ponto de saída, simplesmente oferece 50% de desconto no serviço de hospedagem.
Não há nenhuma razão justificável para tal desconto, por isso a pessoa pensa duas vezes e passa a desconfiar da empresa.
Embora diversas marcas trabalhem desta forma afirmando ser uma técnica de Down-selling, é necessário ter cuidado porque ela não ajuda nas conversões.
Portanto, pesquise, leia e trabalhe com a estratégia correta para descobrir aos poucos o momento correto de aplicá-la.