É importante pensar na exposição de produtos no pet shop da forma correta, pois assim você considera o bem-estar do cliente e quando tem uma experiência positiva, ele tende a comprar mais.
A ideia de uma exposição correta também garante a venda porque o cliente é atraído.
Por exemplo, quando uma pessoa visita uma farmácia e vê chocolates próximos ao caixa, é comum que ela decida pela compra enquanto aguarda pela fila.
E note uma característica interessante: a pessoa não visitou o estabelecimento com o objetivo de comprar comida.
Layout
Não poderíamos falar sobre a exposição de produtos no pet shop sem destacar o layout, uma palavrinha em inglês que representa um plano, design ou projeto, isto é, como máquinas, equipamentos e pessoas são distribuídas em uma área.
Provavelmente você tem vários clientes que entram na loja e querem encontrar logo o que procuram, sem precisar dar voltas ou perguntar a um funcionário.
Um bom layout facilita a percepção deste tipo de cliente visto como independente.
Então, como aplicar o conceito em meu pet shop?
Uma das melhores maneiras seria com o uso de placas como a de “petiscos naturais”, “ração para gatos”, “acessórios para cachorros” ou “vitaminas para pets”.
Também devemos destacar que o layout não se limita ao mundo físico, pois está presente no digital.
Isso significa que você também deve pensar na exposição de produtos no site.
Uma das melhores formas de fazer isso seria com o uso de imagens que destaquem as principais características dos produtos.
Exposição de produtos no pet shop em zonas quentes e frias
Uma “zona quente” do seu pet shop representa a área que mais atrai o cliente.
Observe que grande parte dos consumidores entra na loja e olha diretamente para esta zona que geralmente fica à direita da entrada.
Além disso, pet shops maiores costumam ter mais de uma zona quente.
Por outro lado, a “zona fria” é o local em que o cliente dificilmente percebe ou percorre.
Normalmente é comum lidar com este tipo de zona colocando-a logo na entrada e saída da loja, bem como em pontos muito próximos do chão ou acima do campo de visão.
Esta é uma estratégia de exposição de produtos no pet shop feita justamente para garantir que o cliente olhe para os itens menos vendidos.
Voltando ao exemplo da farmácia, note que o chocolate não é o produto mais procurado pelo cliente e deve ocupar uma posição privilegiada para ser notado.
Organização por tipo de animal
Uma das coisas que mais dispensa os consumidores e diminui as vendas seria a confusão organizacional.
Sendo assim, separe produtos conforme o tipo de pet.
Isto é, faça um setor ou uma prateleira somente para gatos, cães e aves.
Exposição de produtos no pet shop – Conclusão
Por fim, pense na circulação dos tutores e seus pets dentro da loja.
É fundamental que as gôndolas e prateleiras sejam acessíveis, evitando também que os corredores fiquem apertados.
Além disso, tenha criatividade ao empilhar os produtos, fazendo formatos de animais ou coisas que chamem a atenção.