Segundo dados da TIC Domicílios, divulgados em 2020, 71% dos lares brasileiros estão conectados à internet. Essa tecnologia mudou a forma não só de consumir produtos ou serviços, mas até mesmo o relacionamento entre clínica e paciente. A procura por serviços que possam entregar praticidade e excelência está em ascensão e a tecnologia está presente na vida de todos.
Ainda no contexto de saúde, há também avanços tecnológicos que contemplam animais de estimação e podem facilitar a vida de seus responsáveis. Ao considerar o fato de que, no Brasil, são mais 139,3 milhões de pets, conforme o divulgado pela ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), fica evidente a necessidade de inovações tecnológicas que permitam maior gestão e eficiência no cuidado com estes integrantes de tantas famílias.
Camila Torres, CEO do Sistema Ploutos, por exemplo, aponta para uma funcionalidade que, a partir de novas tecnologias, pode impactar positivamente no cuidado com pets: “O agendamento online é uma das formas mais inovadoras dos clientes se relacionarem com sua empresa de forma independente, marcando consultas, banhos, tosas, vacinas, entre outros, agilizando o atendimento e facilitando a comunicação com seu pet shop ou clínica veterinária”. A partir deste serviço, todo o mercado deve se atentar para novas formas de atendimento ao cliente.
Adaptação do Setor
A informatização dos processos administrativos de um pet shop, como citado anteriormente, é uma realidade que pode facilitar a vida dos gestores e veterinários. “Essa tendência vem se mostrando cada vez mais relevante, por isso é importante aproveitar essa oportunidade. O uso de agendas físicas está mais suscetível a erros, como duplicidade na agenda, atrasos por conta de uma visualização confusa, rasuras no papel, perda de dados com acidentes ou furtos. Inovar faz parte do negócio”, afirma Camila, cuja empresa oferece uma ferramenta digital de atendimento ao cliente para clínicas veterinárias e pet shops.
Com esse levantamento, a pesquisa conclui que o comportamento do consumidor tem mudado e para isso, as empresas precisam se adaptar também. “Com o uso de ferramentas digitais, que facilitam e trazem comodidade para o cliente, a chance de evitar problemas é muito mais alta, além de automatizar processos, como no caso de pet shops e clínicas veterinárias que podem agendar lembretes automáticos e dispará-los via WhatsApp ou SMS, por exemplo”, comenta Camila.