A ideia de conhecer o cliente e o histórico de consumo tornou-se uma estratégia de marketing a partir da década de 1950.
Nesta época, o marketing passou a depender não só da economia, tornando-se interdisciplinar ao adotar uma perspectiva comportamentalista do consumidor.
Sendo assim, nos acompanhe e entenda a importância em saber o histórico de consumo.
Também iremos citar como um software de gestão poderá lhe ajudar na implementação da estratégia no seu pet shop, vamos lá:
Cliente e o histórico de consumo
Em primeiro lugar, vale destacar que o comportamento do consumidor é o estudo que engloba as atividades de compra de determinado grupo.
Nesse sentido, informações como a preferência de compra, uso e descarte de bens e serviços, bem como as emoções dos clientes, são verificadas.
Todos os métodos são usados a fim de entender os padrões e desejos de consumo das pessoas.
E apesar de ser difícil prever o comportamento, saiba que ao conhecer o cliente e o histórico de consumo é possível entender como ele toma a decisão de compra.
Importância
Mas quais os benefícios em investir nesta estratégia?
Inicialmente, a sua marca pode conferir os benefícios relacionados à segmentação dos clientes.
Isso porque dá para identificar os diferentes perfis de consumidores entre o seu público-alvo e entender mais sobre as suas preferências.
Por outro lado, você conhece mais os diferentes comportamentos.
Tendo em vista que os dados ficam guardados no histórico de compras, é possível desenvolver novas técnicas que facilitem a jornada de clientes com comportamentos diversos.
Como resultado, o cenário de vendas se torna mais favorável.
Após segmentar e entender o comportamento do público, basta desenvolver ofertas para o incentivo, por exemplo.
Por isso, trazendo toda esta importância para um pet shop, vale citar o seguinte exemplo:
Suponhamos que o pet da Maria tem alergia à maioria dos shampoos que são usados nos cães.
No primeiro atendimento, a Maria não informa sobre a alergia, o produto é usado e há uma reação alérgica no animalzinho.
A fim de evitar este tipo de problema, é fundamental perguntar sobre qualquer tipo de alergia do pet, colocando a informação no seu histórico.
Dessa forma, antes mesmo de o funcionário dar banho no animal, ele verifica o histórico e evita o uso de determinado produto.
Portanto, sempre tenha em mente que saber mais sobre o cliente e o histórico de consumo funciona como uma estratégia para maximizar as vendas e evitar problemas.
Software de gestão
De modo geral, você precisa de uma ferramenta que suporte todas as informações da sua clientela.
Assim, há diversas opções como, por exemplo, o software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer relationship management – CRM).
Este tipo de ferramenta é fundamental para grandes e pequenas empresas que pretendem gerenciar e verificar o relacionamento com os consumidores.
E através das informações obtidas, você será capaz de antecipar necessidades e desejos, aumentar as vendas e personalizar ainda mais as suas campanhas de marketing que são aplicadas dentro e fora da internet.