A pandemia nos possibilitou novas formas de efetuar o nosso trabalho, nos levando a uma questão importante: como iremos trabalhar no pós-pandemia?
Por exemplo, um conceito que se tornou muito famoso seria o de “home office” que foi adaptado para diversas empresas, tendo por resultado o formato híbrido.
Mas, como todos os conceitos podem ser aplicados em um pet shop após a crise?
É exatamente sobre este tema que iremos tratar no conteúdo, incluindo dicas fundamentais.
Qual o plano das grandes empresas em trabalhar no pós-pandemia?
Como dito acima, o formato híbrido vem ganhando grande força no mercado, mas por que isso ocorre?
Bom, o trabalho 100% remoto conta com as vantagens como, por exemplo, a redução de custos, apesar de trazer desvantagens como a ausência de interações presenciais.
Portanto, o objetivo do modelo híbrido seria manter os benefícios ao fazer com que o funcionário trabalhe determinado período na empresa e outra parte no home office.
Ou seja, em alguns dias da semana o trabalho é feito em escritório e nos demais dias, a pessoa trabalha de casa ou em qualquer lugar que prefira.
Atualmente, em um contexto pandêmico, as empresas brasileiras estão adotando o modelo, tendo em vista os seguintes dados:
- 44% trabalham em um sistema híbrido;
- 29% trabalham presencialmente;
- 27% trabalham de forma remota.
No entanto, você pode estar pensando o seguinte:
Será que de fato é possível trabalhar no pós-pandemia com um modelo híbrido em meu pet shop?
A resposta é sim, algo que iremos tratar com detalhes ao falar sobre 2 dicas a seguir:
Venda de produtos pela internet
Conforme uma pesquisa feita pelo NZN Intelligence no ano de 2019, 74% dos clientes brasileiros preferem comprar no ambiente digital.
Note que a porcentagem já era alta antes da crise, que por sua vez, intensificou as vendas online.
Assim, o seu pet shop pode apostar nesta estratégia a fim de vender mais.
Por exemplo, você pode contratar um funcionário ou uma equipe para trabalhar com o modelo híbrido e desenvolver um site para a venda de produtos pela internet.
Como resultado, o cliente compra pela web e recebe em sua residência com a maior facilidade possível.
Além disso, dá para desenvolver uma plataforma para a reserva de serviços como banho e tosa.
Observe os comportamentos de consumo
Outra maneira de trabalhar no pós-pandemia seria a de identificar os produtos e serviços essenciais para a sua clientela.
Por exemplo, suponhamos que grande parte dos seus clientes está trabalhando em home office ou voltará a trabalhar presencialmente em alguns meses.
Provavelmente a maioria terá dificuldade em deixar o pet em casa, tendo em vista que o animalzinho se acostumou com uma companhia diária.
Como solução, o seu estabelecimento pode oferecer o serviço de cuidado nos momentos de ausência do dono, que seria o “babá de pet”.
Conclusão
Para encerrar é interessante que você note o seguinte:
Há diversas oportunidades para trabalhar no pós-pandemia, basta que você conheça os conceitos e venha adaptar em seu pet shop.
Assim, você poderá desenvolver soluções inteligentes para os problemas da clientela e conseguirá manter o seu negócio após a crise.