A palavra sazonalidade está relacionada a algo temporário, por isso, a sazonalidade das vendas no pet shop indica determinada época em que as compras aumentam ou diminuem.
É interessante conhecer o conceito porque é o alicerce para aproveitar as oportunidades de mercado.
Assim, a fim esclarecer o conceito, também vale citar o que seria um produto sazonal:
A data da páscoa nos remete à venda de um produto sazonal, o chocolate. Outro exemplo seria o panetone no natal.
Portanto, entenda a seguir a aplicação do conceito em seu pet shop:
Calculando a sazonalidade
Para calcular a sazonalidade das vendas no pet shop, analise a média mensal de vendas no período de 1 ano.
Verifique cada mês, levando em conta o histórico de vendas, volume de buscas e o estoque.
Com todos estes dados em mãos é possível definir os investimentos, ofertas que serão feitas e as campanhas de marketing.
Esteja preparado
Após entender quais épocas do ano é provável que as suas vendas aumentem ou diminuam, pense em questões como a preparação da equipe.
Diversas empresas precisam contratar os funcionários temporários para oferecer uma experiência adequada aos clientes quando as festas de final de ano se aproximam, talvez esta seja a realidade do seu pet shop.
Outra forma de se preparar para a sazonalidade das vendas no pet shop seria cuidando do estoque.
Ao saber quais os produtos que mais oferecem retorno, reforce o estoque para evitar a perda de venda por falta de itens.
No entanto, tenha cuidado com o estoque parado porque isso pode ser sinônimo de prejuízo, isto é, faça o cálculo com cuidado.
Além disso, trabalhe com a decoração de acordo com o evento a fim de atrair novos clientes.
Também é possível que seja necessário fazer algumas mudanças no espaço físico com o objetivo de evitar as filas e facilitar a circulação dos tutores com os seus pets.
Por fim, pense acerca da segurança.
Com uma quantidade maior de pessoas, talvez seja necessário a contratação de seguranças durante a data sazonal.
Tenha atenção para a micro sazonalidade das vendas no pet shop
Infelizmente é comum que a micro sazonalidade seja negligenciada pelos donos de empresa.
Entenda que a micro sazonalidade está diretamente ligada ao esforço contínuo de marketing para vender durante todo o ano, por isso, invista!
Sabe as datas comemorativas menos famosas do mercado, mas que têm tudo a ver com o seu pet shop?
Pois é, você deve explorar estas datas de micro sazonalidade das vendas no pet shop.
Por exemplo, é possível que você venda mais no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Animais) com uma promoção de “compre 2 itens e o terceiro será doado para uma ONG”, do que na páscoa.
Lidando com a sazonalidade em que as vendas diminuem
Por fim, nas épocas em que as vendas caem, você precisa aplicar as ofertas especiais.
Um exemplo muito simples é fazer a queima de estoque das roupinhas de inverno para pet no verão ou vice e versa.
Além disso, invista pesado na divulgação para sempre lembrar ao cliente que o seu pet shop existe e está disponível para lhe oferecer os melhores serviços e produtos.