Quando conhecemos uma pessoa nova, é comum dois extremos: nos identificamos ou temos uma sensação de desconforto, conforme a sua personalidade ou tipo de interação. E este é um processo que ocorre no mundo dos negócios, por isso existe a personalidade da marca.
E por mais que esta personalidade seja do seu pet shop, é importante ser composta por características humanas e psicológicas.
Dessa forma, é criado um vínculo emocional porque o cliente se identifica com o seu negócio, fazendo com que o relacionamento se torne ainda mais forte e duradouro.
Por isso, a fim de garantir que o público escolha o seu pet shop ao invés dos concorrentes, entenda mais detalhes a seguir:
Como construir a personalidade da marca pensando no público
Para aprender a se comunicar e desenvolver um bom relacionamento, você precisa conhecer o público-alvo.
E quando você se aprofundar neste assunto, é possível construir a persona que representa o seu cliente ideal.
Para isso, colete informações como gostos pessoais, estilo de vida, idade, profissão, sexo, dentre outros.
Quais características a sua marca valoriza na personalidade?
Em seguida, pense nos valores, visão e missão do seu pet shop e como é possível explorá-los.
Não adianta desenvolver uma personalidade de marca totalmente diferente do que você acredita e que é praticamente impossível de ser sustentada.
Assim, note que estas características precisam estar em harmonia com os valores da persona.
E esta é uma etapa fundamental porque permite a ousadia.
A Apple nunca precisou de promoções para o lançamento de produtos.
Isso porque a marca garante um design único, não tem medo de inovar e desenvolve no usuário um senso de pertencimento a determinada comunidade.
Em 2020, por exemplo, foi anunciada a retirada da venda de celulares junto com carregadores. Inclusive, a Samsung, um concorrente gigante, decidiu seguir os mesmos passos no ano de 2021, desde o lançamento da linha Galaxy S21.
Isso foi possível porque a Apple tem uma personalidade de marca forte, além de uma autoridade inquestionável no mercado.
Linguagem
Quando você tem um público jovem e um dos seus objetivos seria transmitir uma imagem jovial, é essencial pensar na linguagem.
Geralmente o discurso é criativo e direto, bem como a linguagem de comunicação seria mais informal a fim de que o público se identifique com facilidade.
Os produtos combinam com a minha personalidade de marca?
Com alguns produtos encalhados no estoque, você já imaginou que talvez eles não sejam ideias para os seus clientes?
Pois é, quando isso ocorre, estes mesmos produtos podem passar uma visão incorreta da personalidade do seu pet shop.
Sendo assim, faça uma análise e considere remover alguns produtos e acrescentar outros.
Conclusão
Para encerrar, devemos lhe indicar algo fundamental: a coerência.
Por exemplo, um pet shop divulga no ambiente digital que oferece um atendimento excepcional para animais idosos, além de ter um hotel pet.
Mas, quando há o cliente que tem o animal idoso e pretende deixá-lo no hotel por alguns dias, o pet shop afirma que não pode receber o animal por conta da sua idade elevada e dos riscos.
Na verdade, o atendimento excepcional que foi citado na divulgação online se refere à clínica.
Evite ao máximo estes tipos de brechas e trabalhe para desenvolver uma personalidade de marca coerente.